sexta-feira, 24 de junho de 2011

Igreja do Espetáculo


A Igreja no formato como a conhecemos hoje, se tornou uma arena para espetáculos, e grandes espetáculos... Temos uma gama de opções bastante vasta: a dança, o teatro, as manifestações diábolicas, as lagartixas humanas subindo nas paredes, os testemunhos célebres de cantores de forró, que uma hora cantam "pra" Jesus em outra já não sei para quem. Os irmãos disputam o microfone como se disputa o Grammy do Evangelho (e ainda não inventaram um prêmio para quem prega melhor, quem canta melhor, quem ministra melhor, quem detém a melhor técnica vocal ou as notas em seus altos ou baixos tons).
Mudou alguma coisa dos tempos de Lutero para cá? Pegue na mão do seu irmão, dê três pulinhos, saia correndo, aleluia, glória!

Vamos evangelizar? Dar comer a alguém faminto? Amor ao próximo para quê? A disputa cada vez mais acirrada para mostrar serviço ao Clero evangélico, nossa raça se equiparou aos católicos em sua essência, tanto na liturgia como na hierarquia eclesiástica, no tradicionalismo assembleiano, na liberalidade das batistas renovadas e suas ramificações, nas neopentecostais, nas universais enfim. Viva a livre interpretação neotestamentária! Não seria viável reformular as 95 teses? Trazer à tona mais 95? Luteros apareçam!

Indulgências se paga todos os dias, seja no dízimo cobrado, seja na mendicância que é feita nos terminais de ônibus com pessoas que dizem ser evangélicas. Paga-se indulgência por agir passivamente a tudo que é proposto pela corte clerical. E se Jesus voltasse agora? Daria tempo de fazer a peneira espiritual? Quem busca mais, quem é mais santo? Santa mesquinhez! Até a santidade é disputada dentro das igrejas. 

Ufa! Luteros apareçam!

3 comentários:

  1. Cada dia quando leio os meus livros de historia, e vejo as reformas religiosas, falo comigo mesmo eu estou vivendo isso. Indurgencia sendo vendidas em igrejas evangelicas, exemplos: Venha compra o sabunete da limpeza espiritual, compre esse chave de plastico que é a chave do sucesso. Que vergonha! A luta por cargos e meritos. É a falta de irmandade que é verdadeiro sentido de igreja não existe mais. Existem grandes templos ai com luxo, luxo e mais luxo e pessoas passando fome no meio da rua e as pessoas se preucupando com shows Gospellll. Sei não viu! Com o jef disse precisamos é de uma nova reforma.
    ><> Atanaell a Paz de Cristo

    ResponderExcluir
  2. É verdade athanael.
    Os seus livros de história precisam ser atualizados, pois muita história precisa ser contada diante da corrupção, da ausência de irmandade nas igrejas, dos abusos de autoridade, da falta de submissão daqueles que recebem cargos instantaneamente e sem nenhuma experiência para passar.
    A Igreja do Deus vivo está esfacelada, mas mesmo assim muitos se preocupam em animar os púlpitos com show gospel, como você bem citou.
    É necessário uma reinterpretação da palavra religião e do que é amor ao próximo.
    Paz!

    ResponderExcluir
  3. Texto interessante e bem visceral, querido Jef. Precisamos prosseguir com essa visão de Reino. Um Reino onde o mais importante é o que fazemos e não o que falamos. Um Reino onde o ser deve valer mais do que o ter. Um Reino onde o evangelho seja uma boa nova e não uma velha ruim!
    Quanto mais o tempo passa, mais a igreja se distancia da verdade. Voltemos às origens. Quanto mais perto estivermos da Igreja Primitiva, menor a possibilidade de falhas (vide os telefones sem fios).

    Sempre com vcs!

    PAZ!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.