quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Quando me disseram que a vida é passageira...


Quando me disseram que a vida é passageira...
Ah! Comecei a valorizá-la como nunca antes valorizei.
Amei minha família,
Meus amigos (que não são muitos),
Minhas crenças,
Minhas ideologias.

Quando me disseram que a vida é passageira...
Tentei registrar em minha mente os momentos mais marcantes,
Afinal, para que perder tempo memorizando coisas ruins?

Quando me disseram que hoje é o progresso de ontem, parei.
Quando me disseram que a vida é feita de humanos potáveis, parei.
Quando me disseram que havia algo para ser feito, continuei...

Há muita coisa para aproveitar:
As dores,
as chagas,
as intempéries,
as bizarrices.

Insiro, imediatamente, os malefícios.

A vida, assim como a árvore, busca o gotejamento da mínima porcentagem de água.
Enquanto houver vida haverá água, e consequentemente, vida haverá.

Tento me livrar dos clichês que a vida proporciona, mas é inútil.
Um dia você nasce, embora não tenha pedido (os frustrados que me desculpem), cresce, passa pela adolescência, torna-se adulto, busca carreira profissional ou religião, constrói família ou famílias (os bígamos que me desculpem), envelhece e morre. Talvez dessa sequência, a morte não seja tão clichê assim. Logo, nunca vi ninguém relatar sua morte além-túmulo (os espíritas e os antigos egípcios que me desculpem). Ora, tem uma gota de vida esbravejando pra sair.

Quando me disseram que seria possível a finitude da vida me preparei. Amarrei-me com todos os santos, todas as datas sacras, todas as virtudes beatas, todas as imaculadas senhoras.

"Aproveitar o dia como se fosse o último", essa frase é tão clichê quanto a vida.
Para não me perder nisso me preparo, pois perco muito tempo aqui escrevendo.

Quando me disseram que a vida era passageira...
Peguei o papel, a caneta e comecei a escrever bem rapidamente.
Fui aproveitar o tempo que passa. E fui ligeiramente, por que um dia me disseram que a vida é passageira.





2 comentários:

  1. " Tempus Fugit". A vida é breve Jefinho.

    Viver vai muito além de amanhã acordar vivo. Pessoas morrem todos os dias e acordam no dia seguinte querendo esquecer o que viveram ou lembrando do que achou ter vivido inesquecivelmente, porém esquecem o novo dia pois ainda vivem o anterior.
    Viver a vida vai muito além de concertar o passado ou viver erroneamente o futuro, vive-la no presente e "aproveitar o dia como se fosse o último" vai muito além de um simples clichê, essa simples frase nos permite viver o que está acontecendo e não chegar no fim sem saber responder o que viveu. A vida não se limita apenas em acertos ou alegrias,
    As dores,
    as chagas,
    as intempéries,
    as bizarrices,
    até os malefícios são vida, são eles todos indispensáveis para que se tenha VIDA .!

    P.S: O texto é maravilhoso Jef. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu comentário. Um sopro de vida ao acordar, o amanhã torna-se esperança para muitos ou apenas aqueles que fazem da vida realmente Vida. Compreender que até as chagas são mazelas que se destinam à glória futura é um começo para entender os clichês que nos são proporcionados. São eles que nos satisfazem, a rotina é uma delas.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.